• 94 Comments

As Melhores Lentes para Vídeo – Câmeras DSLR

Agora que você escolheu a sua câmera – espero que com a ajuda deste outro artigo – vem a segunda etapa, quais lentes comprar? Caso não saiba ainda, as lentes irão custar-lhe a prestação de um Lamborghini, mas estamos aqui para amenizar um pouco os seus gastos.

Vamos a primeira lente, a lente da caixa.

Se você seguiu o meu conselho, você comprou o corpo da máquina sem a maldita lente. A lente da caixa não é a pior lente do mundo, mas também não tem muito a oferecer, especialmente falando-se de vídeo onde a tendência são lentes rápidas.

Para fazer uma escolha informada ao comprar as suas lentes, é essencial que você saiba o que são diafragma, ISO e velocidade do obturador e a diferença entre lentes telefoto e grande-angular, zoom e lentes de foco fixo.

O detalhe mais importante quando você estiver decidindo comprar lentes com zoom para vídeo, é o fator f-stop contínuo. Se a sua lente zoom não tiver uma abertura contínua em todos os tamanhos, significa que o f-stop irá alterar durante a mudança do zoom, deixando a imagem cada vez mais escura caso o diafragma estiver completamente aberto, por isto, todas as lentes zoom citadas aqui possuem f-stop contínuo.

Existe uma lente barata que funciona para todos os cenários?

Não, mas a Tamron AF 28-75mm Zoom f/2.8 XR Di LD Asférica (IF) com Auto-foco é uma boa opção para quem quer apenas uma lente.

Caso você puder gastar um pouco mais, a Tamron SP AF 17-50mm f/2.8 XR Di-II VC LD Asférica (IF) com estabilizador de imagem talvez vale os $250 dólares a mais para filmagens handheld,  onde você estará movendo a câmera sem o auxílio de um tripé ou sem um estabilizador físico.

A Sigma faz uma lente idêntica por apenas $20 doláres a mais, se tiver preferência de marca – Sigma 17-50mm F2.8 EX DC OS HSM, mas ambas não têm o mesmo alcance da  Tamron AF 28-75mm f/2.8. Por outro lado, quando usada em um sensor cortado, a Sigma 17-50mm transforma-se em uma lente de 27mm-80mm. As lentes da Tamron costumam “agarrar” no momento do zoom, o que não é algo legal para quem está fazendo vídeo. Por este e pelo outro motivo, eu diria que a Sigma 17-50mm F2.8 EX DC OS HSM é a lente que oferece o melhor custo benefício pela sua versatilidade (pau para (quase) toda obra) e preço acessível.

* Tanto a Canon quanto a Nikon fabricam lentes semelhantes, mas chegam a ser duas, três ou até quatro vezes mais caras.

Mas o que fazer se não tenho mais de mil reais para gastar em uma lente?

Neste caso, a primeira lente que aconselho você comprar, seria uma lente fixa. Você deve estar pensando, “Qual é a vantagem de se adquirir uma lente com apenas um tamanho focal se posso ter uma lente zoom que muda de tamanho no girar da engrenagem e pelo mesmo preço?”

Quando escolhendo a primeira lente com foco fixo, é difícil dizer qual o tamanho ideal – pois depende do seu projeto. A mais versátil eu diria ser uma entre 24 e 35mm, logo a Sigma 30mm f/1.4 EX DC HSM com Auto-foco vêm em mente, e seria, sem a menor sombra de dúvidas, a minha primeira escolha para a sua coleção de lentes fixas.

Esta lente é incrível, e a que mais uso no momento. Ela é quatro vezes mais barata do que a Canon EF 24mm f/1.4 L USM II e mais barata ainda do que a Nikon 24mm f/1.4G ED AF-S RF SWM.

A próxima lente de foco fixo, não é uma que você vai usar a todo momento, mas eventualmente você vai cansar-se de pedi-la emprestada.

A Canon EF 85mm f/1.8 USM é a padrão para Extreme Close-Up (ECU), mas eu aconselho a Rokinon 85mm F1.4 Asférica por ser mais rápida e custar quase metade do preço da Canon. A telefoto Rokinon 85mm também custa menos de um terço da Sigma 85mm f/1.4, e a única grande desvantagem desta lente é a distância mínima de foco – a da Sigma sendo de 12 polegadas e da Rokinon 40″.

Se $475 dólares (mais impostos) ainda é muito salgado para o teu bolso, a opção que resta é a Canon EF 50mm f/1.8 II, que sai nos EUA por um pouco mais de $100 doletas.

* Note que todas as lentes citadas são produzidas para câmeras da Canon e da Nikon.

Lentes grande-angular com zoom.

Considero a Tokina 11-16mm f/2.8 AT-X 116 Pro DX c/ Autofoco essencial para o teu arsenal, e por isto ela foi a minha segunda aquisição – logo depois da Sigma 30mm.

Como todas as lentes de zoom que venho citando, a Tokina 11-16mm também mantêm a abertura em f/2.8 em todos os ângulos. Infelizmente, ela não é fabricada para câmeras de quadro cheio (full frame). Outro empecilho, é que esta lente em particular está raramente disponível para venda em seu valor original de U$660, pois a demanda é grande, então, caso deparar-se com uma, não vacile.

Lentes telefoto com zoom.

Como a Sigma 50-150mm foi descontinuada, a Sigma 70-200mm f/2.8 EX DG HSM (II) Macro Zoom ocupou a sua posição. Por aproximadamente U$800.00 nos EUA, ela é tão financeiramente viável quanto a Tamron AF 70-200mm f/2.8 Di LD IF Macro Zoom.

Com funcionalidades e preços semelhantes, elas oferecem poucos diferenciais. A Tamron possui um vidro (lente ótica) mais preciso do que a da Sigma – mas não esqueça, não estamos falando de fotografia e sim de vídeo, e como mencionei antes, os aneis das lentes da Tamron não deslizam tão suavemente como as da Sigma.

Em contrapartida, a focalização da Sigma é mais rápida do que a da Tamron, o que considero uma característica superior a sharpness para quem faz vídeo.

Caso não queira sacrificar em nenhum departamento, a Canon EF 70-200mm f/2.8L USM ou a Nikon AF-S Nikkor 70-200mm f/2.8G ED VR II são as lentes padrões, mas não esqueça de passar no banco (e assaltá-lo) pois elas irão custar-lhe o dobro ou o triplo.

Pronto? Colocou todas acima no carrinho de compras e ainda sobrou uns trocados?

Agora que você têm uma câmera e pelo menos um par de lentes, chegou o momento de pensar em um tripé de qualidade.

Forum do Curso de Cinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>