• 65 Comments

As Melhores Lentes para Vídeo – Câmeras DSLR

Agora que você escolheu a sua câmera – espero que com a ajuda deste outro artigo – vem a segunda etapa, quais lentes comprar? Caso não saiba ainda, as lentes irão custar-lhe a prestação de um Lamborghini, mas estamos aqui para amenizar um pouco os seus gastos.

Vamos a primeira lente, a lente da caixa.

Se você seguiu o meu conselho, você comprou o corpo da máquina sem a maldita lente. A lente da caixa não é a pior lente do mundo, mas também não tem muito a oferecer, especialmente falando-se de vídeo onde a tendência são lentes rápidas.

Para fazer uma escolha informada ao comprar as suas lentes, é essencial que você saiba o que são diafragma, ISO e velocidade do obturador e a diferença entre lentes telefoto e grande-angular, zoom e lentes de foco fixo.

O detalhe mais importante quando você estiver decidindo comprar lentes com zoom para vídeo, é o fator f-stop contínuo. Se a sua lente zoom não tiver uma abertura contínua em todos os tamanhos, significa que o f-stop irá alterar durante a mudança do zoom, deixando a imagem cada vez mais escura caso o diafragma estiver completamente aberto, por isto, todas as lentes zoom citadas aqui possuem f-stop contínuo.

Existe uma lente barata que funciona para todos os cenários?

Não, mas a Tamron AF 28-75mm Zoom f/2.8 XR Di LD Asférica (IF) com Auto-foco é uma boa opção para quem quer apenas uma lente.

Caso você puder gastar um pouco mais, a Tamron SP AF 17-50mm f/2.8 XR Di-II VC LD Asférica (IF) com estabilizador de imagem talvez vale os $250 dólares a mais para filmagens handheld,  onde você estará movendo a câmera sem o auxílio de um tripé ou sem um estabilizador físico.

A Sigma faz uma lente idêntica por apenas $20 doláres a mais, se tiver preferência de marca - Sigma 17-50mm F2.8 EX DC OS HSM, mas ambas não têm o mesmo alcance da  Tamron AF 28-75mm f/2.8. Por outro lado, quando usada em um sensor cortado, a Sigma 17-50mm transforma-se em uma lente de 27mm-80mm. As lentes da Tamron costumam “agarrar” no momento do zoom, o que não é algo legal para quem está fazendo vídeo. Por este e pelo outro motivo, eu diria que a Sigma 17-50mm F2.8 EX DC OS HSM é a lente que oferece o melhor custo benefício pela sua versatilidade (pau para (quase) toda obra) e preço acessível.

* Tanto a Canon quanto a Nikon fabricam lentes semelhantes, mas chegam a ser duas, três ou até quatro vezes mais caras.

Mas o que fazer se não tenho mais de mil reais para gastar em uma lente?

Neste caso, a primeira lente que aconselho você comprar, seria uma lente fixa. Você deve estar pensando, “Qual é a vantagem de se adquirir uma lente com apenas um tamanho focal se posso ter uma lente zoom que muda de tamanho no girar da engrenagem e pelo mesmo preço?”

Quando escolhendo a primeira lente com foco fixo, é difícil dizer qual o tamanho ideal – pois depende do seu projeto. A mais versátil eu diria ser uma entre 24 e 35mm, logo a Sigma 30mm f/1.4 EX DC HSM com Auto-foco vêm em mente, e seria, sem a menor sombra de dúvidas, a minha primeira escolha para a sua coleção de lentes fixas.

Esta lente é incrível, e a que mais uso no momento. Ela é quatro vezes mais barata do que a Canon EF 24mm f/1.4 L USM II e mais barata ainda do que a Nikon 24mm f/1.4G ED AF-S RF SWM.

A próxima lente de foco fixo, não é uma que você vai usar a todo momento, mas eventualmente você vai cansar-se de pedi-la emprestada.

A Canon EF 85mm f/1.8 USM é a padrão para Extreme Close-Up (ECU), mas eu aconselho a Rokinon 85mm F1.4 Asférica por ser mais rápida e custar quase metade do preço da Canon. A telefoto Rokinon 85mm também custa menos de um terço da Sigma 85mm f/1.4, e a única grande desvantagem desta lente é a distância mínima de foco – a da Sigma sendo de 12 polegadas e da Rokinon 40″.

Se $475 dólares (mais impostos) ainda é muito salgado para o teu bolso, a opção que resta é a Canon EF 50mm f/1.8 II, que sai nos EUA por um pouco mais de $100 doletas.

* Note que todas as lentes citadas são produzidas para câmeras da Canon e da Nikon.

Lentes grande-angular com zoom.

Considero a Tokina 11-16mm f/2.8 AT-X 116 Pro DX c/ Autofoco essencial para o teu arsenal, e por isto ela foi a minha segunda aquisição – logo depois da Sigma 30mm.

Como todas as lentes de zoom que venho citando, a Tokina 11-16mm também mantêm a abertura em f/2.8 em todos os ângulos. Infelizmente, ela não é fabricada para câmeras de quadro cheio (full frame). Outro empecilho, é que esta lente em particular está raramente disponível para venda em seu valor original de U$660, pois a demanda é grande, então, caso deparar-se com uma, não vacile.

Lentes telefoto com zoom.

Como a Sigma 50-150mm foi descontinuada, a Sigma 70-200mm f/2.8 EX DG HSM (II) Macro Zoom ocupou a sua posição. Por aproximadamente U$800.00 nos EUA, ela é tão financeiramente viável quanto a Tamron AF 70-200mm f/2.8 Di LD IF Macro Zoom.

Com funcionalidades e preços semelhantes, elas oferecem poucos diferenciais. A Tamron possui um vidro (lente ótica) mais preciso do que a da Sigma – mas não esqueça, não estamos falando de fotografia e sim de vídeo, e como mencionei antes, os aneis das lentes da Tamron não deslizam tão suavemente como as da Sigma.

Em contrapartida, a focalização da Sigma é mais rápida do que a da Tamron, o que considero uma característica superior a sharpness para quem faz vídeo.

Caso não queira sacrificar em nenhum departamento, a Canon EF 70-200mm f/2.8L USM ou a Nikon AF-S Nikkor 70-200mm f/2.8G ED VR II são as lentes padrões, mas não esqueça de passar no banco (e assaltá-lo) pois elas irão custar-lhe o dobro ou o triplo.

Pronto? Colocou todas acima no carrinho de compras e ainda sobrou uns trocados?

Agora que você têm uma câmera e pelo menos um par de lentes, chegou o momento de pensar em um tripé de qualidade.

Forum do Curso de Cinema
  • http://twitter.com/DennisFunkmp3 Ḏ€ᾔηї﹩ ℱυηḱмρ3

    Ola Vini.. qual lojas ou sites vc recomenda para comprar lentes por um bom preço ai nos eua..

    bestBuy já vi os preços tao meio salgados… ebay vi alguns preços porem nao da pra entender bem se o produto é novo em bom estado etc..

    • Anônimo

      Tudo bem Denis? Desculpe a demora na resposta. Concordo, não gosto muito da bestbuy e com a ebay você precisa ter um pouco de cautela. A amazon.com é onde faço boa parte das minhas compras. Abraço!

      • Daniel

        Opa, a Sigma 17-70 2.8 é boa para filmar com T2i?

        • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

          Boa tarde Daniel! Eu não gosto de lentes sem f-stop contínuo, você apenas poderá usar f/2.8 em 17mm com esta lente. Aconselho a Sigma 17-50mm f/2.8 no lugar. Abraço!

  • Sal

    Olá,Vini. Pretendo adquirir a Tamron 17-50mm para a GH2 Lumix, sabe informar se ele produz vinheta no sistema micro 4/3? Abraço.

    • Anônimo

      Excelente escolha Sal!

      Sim, ela produz um pouco de vinheta quando totalmente aberta no sistema MFT - f4 para frente resolve o problema, mas não é algo que deva impedi-lo de adquirí-la.

      Isto é parte do motivo pq considero a Sigma um pouco superior. A Sigma 17-50mm tbm produz vinheta mas o fator é um pouco minimizado, resta a você decidir se os 100 dólares a mais valem a pena.

      Abraço e obrigado por comentar!

  • http://www.facebook.com/people/Ronan-de-Freitas/1011531922 Ronan de Freitas

    Gostei muito do seu blog, aprendi bastante sobre lentes, e vou comprar a canon EF 50mm f1.8 ii, pelo preço e pela qualidade pra poder filmar, se puder me dar mais algumas dicas… estou meio que começando agora. Abraço…

    • Anônimo

      Obrigado Ronan! Acho uma excelente lente para começar, depois dessa acho que vc deveria adquirir a Tamron 17-50mm se tiver uma camera com sensor cropeado. Abraço e desculpe a demora na resposta!

      • http://twitter.com/agildex Gil Goncalves

        Tamron ou Sigma 17-50? E o que acha das super takumar pra quem tá começando como eu? Abraço.

  • Carlostiagostudio

    Muito bom o seu blog. Eu tenho uma 60D com uma lente Canon 18-135mm e pretendo comprar uma Sigma 24-70 usada. Mas percebi que exitem dois tipos de Sigma 24-70, uma EX DG Macro e a outra DG HSM. Fiquei sabendo que na DG HSM a imagem é melhor, mas a EX Macro tem foco mais rápido, mesmo se seja barulhento. Qual na sua opinião devo comprar? Abraço.

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Tudo bem Carlos?

      A escolha vai depender do propósito da lente.

      Por exemplo, se você trabalha com casamentos, documentários ou cinema de guerrilha, autofoco com reconhecimento de rosto pode vir a ser uma excelente ferramenta, especialmente se você estiver usando um estabilizador e com a lente aberta. Neste caso eu optaria pela lente com foco rápido.

      Por outro lado, se a lente é muito barulhenta e o som será frequentemente gravado através de um microfone conectado a câmera, o ruído do foco pode vir a ser um empecilho.

      É sempre bom ter uma lente macro no seu kit, mas como esta vai ser a sua “primeira” lente, não acho que seja um fator relevante.

      A Sigma 24-70mm F2.8 EX DG Macro é consideravelmente mais em conta que a outra, se você trabalha em sets fechados com tomadas planejadas, você vai quase sempre usar o foco no modo manual para vídeo, ou seja, outro fator que não deve ser levado muito em consideração.

      Agora resta saber o que a mais cara tem a oferecer…

      Para vídeo, você não deve se preocupar muito com a “qualidade da lente” – referindo-me a sharpness – portanto, eu levaria a mais leve para o bolso.

      Boa sorte, depois nos diz qual foi seu veredito.

  • Digao Roteirista

    Olá adorei o Blog, já salvei nos favoritos.

    Estou pensando seriamente em comprar a nova Blackmagic Cinema Camera, e gostaria de saber se essas entes também servem nela, tendo em vista que ela trabalha com lentes Canon EF.

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Boa tarde Digao,

      não acredito que terá problema com nenhuma destas lentes. Muitas pessoas estão dizendo que a Tokina 11-16mm será perfeita para a Blackmagic, já que a BMC tem o sensor cropeado, transformando esta lente em uma lente de 26-38mm.

      Abraço e obrigado por visitar o Curso de Cinema!

      • http://www.facebook.com/felipe.lavorato Felipe Lavorato

        Olá, também estou querendo comprar uma BlackMagic, e estou pesquisando bastante sobre ela, a montagem de lentes que essa câmera aceita são as da série EF e ZE, acredito que a montagem da Tokina (da foto) é da série IF (nikon), minha dúvida é se a respectiva para canon é para série EF… Posso estar falando besteira mas me parece que será um problema encontrar objetivas claras (com preços razoáveis) que funcionem como grande angulares acentuadas por exemplo, se eu quiser a imagem de uma 18mm irei precisar de uma objetiva 7,5mm!
        Tudo isso pq o sensor da BlackMagic é equivalente ao padrão super 16mm ou seja possui um fator de corte de 2.4 para o sistema 35mm, em contra partida teles não serão um problema… 

  • http://www.facebook.com/agildo.goncalves Gil Gonçalves

    Comprei uma 50mm 1.8 canon pra usar em uma T2i, fazer videos numa sala de aproximadamente 2x3m com chroma key. rola legal? Abraço!

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Desculpe a demora na resposta Gil!

      Realmente, a sala é bastante pequena para a câmera e a lente, já que a T2i tem o sensor cropeado, ela dá um “zoom” nas lentes.

      A câmera terá que ficar quase colada do outro lado da parede e você não irá conseguir nada além de close-ups e medium shots com o setup que você me passou. A sua próxima compra deveria ser uma Tokina 11-16mm.

      Abraço!

      • http://twitter.com/agildex Gil Goncalves

        Uma dúvida meu querido!

        Com a Canon T2i+lente canon 50mm 1.8 quando passo para o modo vídeo não consigo ir para abertura 1.8, ela fica em 2.8, como mudo isso/

        Valew!

  • Marcos parente

    qual dessas lentes pega na Lumix GH2

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Com o adaptador correto, todas elas Marcos.
      Desculpe pela demora na resposta!

  • Fabio

    Oi Vinícius, antes de mais nada parabéns pelo blog!

    Ainda não entrei no mundo do video, mas estou planejando meu primeiro investimento, uma Canon T4i, mas estou em dúvida quanto a lente…

    Eu sei que depende do projeto para a escolha da lente, e que minha dúvida é bem subjetiva, mas vi que você indica a Sigma 30mm f/1.4 EX DC HSM como primeira lente, que na T4i ficaria como 48mm, mas esse artigo é antes do lançamento Canon EF 40mm f2.8 STM por U$ 199,00…

    A pergunta é: será que compensa a pancake como primeira lente? ou ela vai me deixar muito engessado por ficar como 64mm na T4i?

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Fabio,
      desculpe, mas não vi o seu comentário até hoje…

      Para quem tem a mesma dúvida, sim, 30mm (64mm no sensor ASP-C) não é a opção ideal como sendo a sua única distância focal, aconselho manter entre 30-50mm, caso poder adquirir apenas uma lente prime.

      O outro problema é a abertura do diafragma. Normalmente, lentes prime abrem até, no mínimo, f/1.8, você estaria perdendo muito potencial em situações com pouca luz e profundidade de foco raso – shallow depth-of-field.

      A Sigma 30mm f/1.4 é uma boa opção, mas, pelo mesmo preço, a Canon EF 28mm f/1.8 USM não fica atrás, você perde uma parada, mas ganha em sharpness.

      Abraço!

  • Diego Bené

    Olá, eu estou pensando em comprar um a Blackmagic camera, e já tenho um bom kit de lentes Canon EF. sendo que tenho uma lente 50mm NIKKOR/analogica, que uso na minha 5d com um adaptador. pergunta: será que poderei usar essa Nikon na Balck magic usando o adaptador EF? nao encontrei em lugar algum falando de lente analógica na BMCC.

  • http://www.facebook.com/people/Erico-Penteado/100000383140879 Erico Penteado

    Comprando no Amazon, quantos % vocês pagam de imposto? Obrigado.

    Érico
    epfilmes@yahoo.com.br

  • Cecilia

    Oi Vinícius, parabéns pelo blog. Eu ganhei uma Canon 6D e queria usar ela para vídeos. Estava pensando qual lente comprar primeiro e vi que sua dica seria a Canon 17-55mm f/2.8. Porém essa lente só é compatível com câmeras de sensor tamanho APC-C, que não é o caso da 6D. Qual lente você me indicaria? A EF 24-70mm f/2.8L é uma boa opção?

    Obrigada.

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Oi Cecilia,
      a EF 24-70mm f/2.8L é uma EXCELENTE opção!

      O vidro das lentes L-series da Canon são de excelente qualidade, e se o custo não for empecilho, sim, adquira ela, você não irá se arrepender, mas se você quiser economizar 600 dólares e adquirir algo semelhante, opte pela Tamron SP 24-70mm Di VC USD.

      Abraço e obrigado pelo comentário!

  • Mauricio Casagrande

    Olá, tenho uma 60D e uma lente canon 1.8. Adquiri semana passada, uma tamron 17-50 2.8. Pretendo comprar outra 60D e estava com planos para adquirir a 3 lente. Qual me recomendaria? Uma Tokina 11-16 2.8, tamron 70-200 2.8 ou sigma 30mm 1.4? att Mauricio

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Mauricio,
      eu aconselho você primeiro adquirir a Tokina 11-16mm e posteriormente uma lente 70-200mm.
      Abraço!

  • Júlia

    Oi Vinícius, tenho uma câmera Canon 60D com lente 18-135mm, gostaria de comprar uma com qualidade melhor para filmagens. Meu foco é documentários. Qual você recomenda? A 50mm f1.8 talvez? Agradeço desde já! Abraço!

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Oi Júlia,
      primeiramente, não existe nada de errado com a sua lente, mas caso você esteja pensando em um upgrade, eu optaria pela,

      Canon EF 24-105mm f/4 L IS USM

      Se você estiver procurando por uma lente prime, a Canon 50mm f/1.8 é uma boa opção para quem está começando mas é uma lente bastante frágil, não seria ideal para documentários, onde lentes poderão estar sofrendo uma demanda física maior e mais constante. Neste caso – e por ser um câmera com sensor ASP-C, eu optaria pela,

      Canon EF 28mm f/1.8 USM

      Abraço!

  • Gilberto

    ola vinicius, comprei uma eos c100 ef sem a lente (24mm 105mm) do kit, meu objetivo é fazer curtas metragens, qual lente voce me recomendaria?

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Olá Gilberto,
      você pode me dizer por quê escolheu a Canon C100? Qual o seu orçamento para lentes?

      Pergunto, pois já que investiu tanto em na câmera, não faz muito sentido adquirir lentes de segunda classe. As pessoas que adquirem a Canon C100, C200 e C300 são, normalmente, profissionais com planos comerciais.

      Me fale mais do seu histórico, se você tem experiência e se os seus curtas já estão em pré-produção e qual o orçamento para os curtas.

      Abraço e aguardo!

      • Gilberto

        Olá! que bom que respondeu, fico grato.

        moro no parana, longe de sp e rj que são locais melhores para fazer cursos e trocar informações em contra partida moro próximo ao Paraguay que facilita a compra de equipamentos. minha câmera chega esta semana. vou gravar um longa metragem para um produtor aqui da cidade e fazer alguns curtas pessoais para ir adquirindo experiencia e currículo ate o ano que vem quando pretendo realizar projetos maiores.
        no momento a grana esta meio curta pois me apertei um pouco para pagar a câmera, e por enquanto vou alugando os equipamentos necessários para poder trabalhar, quanto ao valor de lentes, se encontrar uma que esteja no meu orçamento eu compro logo, caso contrario terei que esperar mais. a lente 24 105 por U$700,00 o que me diz dela?
        obrigado.

        • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

          Oi Gilberto,
          é uma pena que gastou tanto com a câmera, antes pagar $1000 dólares em uma câmera e $5000 em lentes do que o inverso, mas já que você já se encontra nesta situação, a melhor opção seria adquirir apenas uma lente zoom, como a Canon EF 24-105mm f/4 L IS USM que você citou.

          Ela tem tudo que você irá precisar, excelente distância focal com f-stop contínuo e estabilizador de imagem, além de ser uma lente da série L – conhecidas pelo vidro de primeira qualidade.

          Bom, boa sorte, qualquer coisa estamos por aqui!

  • Gilberto

    desde já agradeço!

  • Flávio Grütt

    Muito boas suas explicações, parabéns! Estou escolhendo entre uma 60D ou T3i, claro que se a 60D estiver dentro do orçamento é qual vou levar. Mas lentes é um campo onde não domino nada, e não tenho possibilidades de comprar TUDO, por isso minha pergunta. Levando em conta projetos médios, como Clipes e Curtas, qual lente estaria mais dentro do Pal pra qualquer obra?

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Oi Flávio,
      esta lente não existe, mesmo algo aproximado também dependeria do seu orçamento, disto isto, eu acho a Canon 17-55mm f/2.8 IS uma lente fantástica.

      Abraço e desculpe pela demora!

  • Gabriel Freires Pereira Arruda

    Ola Vinicius, bem interessante seu blog.
    Eu tenho a tamrom 17-50mm no-VC, e acho ela sensacional! O foco e zoom são firmes, e não dão essa ‘agarradinha’ quando os giro. E a imagem que a lente entrega é linda.

    Agora a minha pergunta: Você conhece as Cine Lens da Rokinon? As que tem foco e abertura manual? Vou adquirir algumas lentes prime para um projeto que vou fazer e estou estudando se vale a pena investir nelas ou nas fotograficas.

    Obrigado. Abraço.

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Oi Gabriel,
      eu tenho uma prime da Rokinon/Samyang e acho um excelente investimento. Como você sabe, elas são a metade do preço das lentes da Canon mas não ficam muito atrás em qualidade.

      Abraço!

  • Pablo Ardito

    Oi Vini! grande site, recheado de informações e comparativos fundamentais.

    Filmei e editei um clipe com a d7000 utilizando 3 lentes, mas a principal foi a 50mm 1.4 foco manual (antiga mas um tesão de lente), muito rápida e fácil de focar, mesmo sendo manual, veja e comente: https://vimeo.com/71998067

    Você indicou grandes lentes, todas muito luminosas e com grandes aberturas, gostaria de informações sobre lentes mais fechadas para ter uma profundidade de foco maior mas com qualidade, uso uma GoPro Hero 3 e acho fantástico ter tudo no foco, mas quando uso uma 18/105 com f22, fica extremamente escuro na Nikon, mesmo abusando do ISO.

    Obrigado e até mais!

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Oi Pablo,
      assisti ao vídeo e curti muito!

      Você cobriu bem, com várias distâncias focais, movimentos de câmera e enquadramento. A iluminação me pareceu contínua, todas as tomadas ficaram bem expostas e a edição também ficou dez – “two thumbs up!”

      Em relação ao foco profundo, tente evitar fechar a lente toda, pois depois de f/11, as lentes – normalmente – começam a perder a nitidez. É claro que isto varia com a lente, mas, em média, o f-stop mais nítido é o f/8.

      Lembre-se que quanto maior a distância focal, menor será o seu DOF, então se o seu objetivo é ter um foco profundo, mantenha a sua 18-105mm em 18mm.

      Abraço e boa sorte!

  • http://www.euusoeadoro.com.br/ Bruna

    Vinicius, eu adorei o post, adquiri bastante informação, parabéns!
    Mas como sou totalmente crua sobre o assunto, preciso muito de um help.

    Decidi comprar uma Canon 60D. Sou blogueira, de um site de moda e “feminices”. Minha intenção é fotografar e fazer filmagens (de mim mesma) para o blog. Não preciso de nada extraordinário, mas gostaria de uma sugestão de lente, pois é o que mais tenho dúvida (não entendo nada).

    A lente que “já vem” na 60D você acha que me atenderia?

    Desde já agradeço sua atenção.

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Oi Bruna,
      sim, neste caso, a lente que vem com o kit da câmera atenderia as suas necessidades.

      Mantenha o ISO em 800 ou menos, shutter speed em 50 e o fps(frames per second) em 24 ou 30 – a opção no menu é 24 @ 1080p ou 30 @ 1080p. Tente manter a distância focal em 18mm para você poder usar a lente em f/3.5, e se precisar de mais iluminação, a luz que vem da tela do computador, quando você abre o browser em uma NEW TAB, é uma luz difusa e de boa qualidade para iluminar faces.

      De nada e boa sorte!

  • andre trindade

    Muito legal a matéria Vini.
    Que tal um post sobre filtros, gelatinas e difusores?

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Está lista com vários outros temas, só falta tempo… Mas valeu a dica!

  • Nicholas

    Bom dia amigo,
    eu gostaria de saber se a Tamron 28-75mm F/2.8, tem abertura continua em 2.8 dos 28mm até os 75mm, pois eu quero adquirir uma lente para fazer videos e curtas, eu poderia optar pela 17-50 VC, mais como vou pegar a 60d agora e provavelmente em um futuro próximo vou partir para as FullFrame, por isso quero saber a respeito dessa lente, pois ela suporta as FulFrame.

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Boa tarde Nicholas!
      Sim ela tem abertura contínua, mas se você está pensando em comprar uma lente como investimento – e realmente pretende trocar para uma camera full frame em breve, aconselho você adquirir a Tamron 24-70mm f/2.8 se você tiver condições. Ela é mais que o dobro do preço, mas é consideravelmente mais “sharp” do que a 28-75mm e também tem VC (Vibration Compensation), que considero ser essencial para quem faz vídeo.

      • Nicholas

        Então, no caso da tamron só trazendo dos EUA mesmo, meu medo é a tal alfândega…
        Já a SIGMA 24-70mm f/2.8 IF EX DG HSM eu poderia encontrar no Paraguai, é um pouco ”menos difícil” de trazer do Paraguai do que importar dos EUA, eu digo isso por ser lentes de categorias iguais, porém eu não sei se essa lente também tem estabilizador de imagem e abertura continua!

  • Marta Lopes

    Oi Vinícius,
    Resolvi comprar uma 70d e mesmo com o seu artigo estou perdida no meio de tantas opções. Eu gostaria de comprar uma lente pra vídeo mas que fosse versátil, o que vc me sugere?

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Oi Marta,
      depende do seu orçamento, mas a primeira que vem em mente para câmeras com sensor APS-C como a 70D, é a Canon EF-S 17-55mm f/2.8 IS USM Zoom Lens O vidro dela é da mesma qualidade das lentes L series da Canon, apenas o corpo é diferente.

      • Marta Lopes

        Obrigada pela dica :)
        Com relação a tripés, você tem alguma recomendação?

        • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

          De nada!
          Você já leu este artigo Os Melhores Tripés: Categoria Peso Pena?

  • johnatan skolimoski

    Amigo, primeiramente obrigado por se dispor, com sua tamanha bagagem em conhecimento técnico de maneira gratuita e atenciosa. Eu tenho uma Canon 6d e estou aprendendo a lidar com ela aos poucos. Gravo videos com uma lente canon EF 50mm a:1.8 II basiquinha e me deica muito alegre seu resultado, mas quero melhorar, o que me indicaria? Eu gravo videos de cães sendo tosados e esse é meu unico foco. se puder ver este o estilo de video que eu faço https://www.youtube.com/watch?v=F78Bw6_NW14 gostaria muito de melhorar , comprei um kit com matte box , follow focus, cage stabilizer e etc … gostaria de uma lente para melhorar, o que me indica, claro com custo e benefício bom !

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Oi Johnatan, de nada!
      Muito bacana o seu canal, acho que você encontrou um nicho com bastante potencial, então, siga adiante!

      Apesar de ser barata, a lente que você possui é muito boa. Talvez você precise adquirir uma lente zoom no futuro, mas o seu foco agora deveria ser cobertura e iluminação. Infelizmente, este kit que você adquiriu não faz muito sentido para o seu propósito. Na minha opinião, você não precisa de matte box, follow focus, cage, etc… um bom tripé com uma boa cabeça hidráulica – juntamente com um(a) assistente – atenderia as suas necessidade.

      Cobertura é apenas ter uma mistura de ângulos e distâncias diferentes. No seu caso, seria adicionar uns close-ups, junto aos medium-shots que você tem neste vídeo.

      Em relação a iluminação, em breve estarei fazendo um artigo explicando como criar um fundo branco profissional de maneira acessível.

  • rafael

    Para documentário (com entrevistas e paisagens) estou pensando nesse kit de lentes:

    Tokina 11-16mm f/2.8
    SIGMA 17-50 F2.8

    Canon EF 50mm f/1.8 (já possuo)
    Canon EF-S 18-135 f/3.5-5.6 (já possuo)

    Acha exagero 3 lentes zoom? Apesar da abertura das 2 primeiras ser boa, acha melhor trocar alguma por uma prime 1.8 ou 1.4?

    Talvez troque minha 18-135 por uma 70-200, mas ainda estou pensando.

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Rafael, antes de responder, qual é a sua câmera? Sensor cheio ou cropeado.

  • Thiago Akira Ogura

    Olá, parabéns pelo blog, estou adorando passar o dia lendo aqui. Comprei uma 6D e tenho uma Canon 50mm 1.4, uma Canon 50mm 1.8 e uma Canon 70-200 que veio com a minha antiga 60D. Eu estava louco para comprar uma Tokina 11-16mm, mas descobri um tempo atrás que ela não serviria para a 6D. Qual lente similar a ela você me recomendaria usar na 6D, eu amo as imagens dessa Tokina! E faço muitos vídeos de viagens, teria outras lentes para me recomendar além dessas que já tenho? Das acessíveis até as que exigem um bom investimento (nada exorbitante, claro) mesmo pq lentes são um otimo investimento. Muito obrigado e parabéns pelo seu trabalho!

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Olá Thiago,
      eu recomendaria a Tamron 24-70m VC e a Canon 16-35mm para substituir a Tokina 11-16mm. A próxima vez que você tiver uma pergunta técnica, por favor, poste a no forum, pois fica mais fácil para outras pessoas com a mesma dúvida encontrem uma resposta.
      Abraço e obrigado pelo comentário!

  • Antonio

    Olá Vinícius Gostei do seu artigo. Tenho uma pentax reflex kr, mas gostaria de entrar mais no campo do vídeo o kit lentes da pentax são fracas para o vídeo, também a camera. Que me diz você da Panasonic e das suas lentes e o seu sensor cortado 4/3 será uma boa ou mudo canon. Meu orçamento é entre 2 mil USD. Obrigado

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Antonio,
      em relação a qualidade, tanto a Panasonic, Nikon, Canon e Sony estão lado a lado, falando-se de DSLRs e digitais para vídeo semi-profissional, mas tento sempre indicar a Canon simplesmente pela disponibilidade de lentes e facilidade de se desfazer das câmeras, pois são muito mais populares que as outras, sem mencionar o fator Magic Lantern.

      Com este orçamento, eu optaria pela Canon T5i ou pela Canon 6D – se eu fosse escolher uma câmera de quadro cheio.

  • http://www.vimeo.com/burnfilms Bruno Acosta

    Meu velho meus parabéns pelo seu site… uma vez perdi ele dos meus favoritos e demorei pra achar, agora fui reler essa matéria sobre as lentes, e fiquei feliz por ter reencontrado!! Tens facebook, para poder trocar umas ideias sobre vídeo audio e etc? abração!!

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Obrigado pelo comentário Bruno!
      A melhor forma de conversarmos sobre estes temas é via o novo Forum do Curso de Cinema.

      Abração!

  • Miguel Junior

    Boa noite! Vinícius, gostaria de uma opinião sua sobre quais lentes devo comprar para vídeos de casamentos? Eu comprei uma canon 6D sem lente. Abraço e obrigado!

    • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

      Qual o seu orçamento Miguel?

      • Miguel Junior

        Hoje entorno de uns 10.000,00!

        • http://www.cursodecinema.com/ Curso de Cinema

          Bom dia Miguel,

          1. 24-70mm f/2.8 Canon IS ou Tamron VC
          2. 70-200mm f/2.8 Canon IS ou Tamron VC
          3. 100mm Macro IS

          Abraço!