• 70 Comments

Qual a Melhor Câmera DSLR para Vídeo?

Esta é a primeira pergunta que todo entusiasta faz, mas deveria ser a primeira? Pergunto, porque a câmera será apenas o primeiro de vários investimentos caso você realmente queira embarcar no mundo cinematográfico. Se dinheiro não for empecilho, fácil, aguarde alguns dias até o novo anúncio da Canon, compre uma passagem para os EUA ou Japão e compre a Canon 5D Mark III ou a Canon Rebel 650/T4i, e se sobrar uns trocados, lembre-se de mim! Ah, ouvi dizer que em ambas a correia de pescoço vêm inclusa grátis!

A Nikon D3S não está na minha lista, mas vale mencioná-la como sendo uma das melhores câmeras DSLR para vídeo pelo o que ela oferece em latitude – habilidade de gravar vídeos com pouca luz. Normalmente, a maioria das DSLRs começam a chuviscar com o ISO acima de 800. Em um teste feito no rancho Skywalker do diretor George Lucas, a Nikon 3DS, por ter capacidade de redução de ruído, produziu imagens de qualidade com ISO em 25650 – nenhuma outra câmera chegou aos pés.

Estão aparecendo cada vez mais câmeras HD DSLR com a função de vídeo em alta definição. Dentre as mais populares estão, a Canon 5D, Canon 7D, Canon Rebel T3i/600D (a versão nova da T2i) e as suas respectivas, Nikon D700, Nikon D7000 e Nikon D5100, sem esquecer a Panasonic GH2 (Sim, eu sei, a Panasonic GH2 não é tecnicamente uma câmera Digital Single-Lens Reflex (DSLR)).

Ao invés de compará-las minuciosamente, vou modificar a pergunta deixando-a mais específica. Então aqui vai,  Qual a Melhor Câmera DSLR para Vídeo por menos de 1000 dólares? Dentre as citadas restaram, a Canon T3i(ou 600D dependendo do país), a Nikon D5100 e a Panasonoc GH2. A razão pela qual coloquei a GH2 junto as outras duas, foi pelo potencial que ela oferece. Como muitos de vocês devem saber, a Panasonic GH1 ficou conhecida no mundo vídeo-HD depois do famoso hack que possibilitou a gravação de vídeos com um maior bitrate, 1080 24fps em 50Mbs ou em até 100Mbs em clipes curtos. A Canon 5D grava vídeos em 35Mbs, então você pode imaginar a reviravolta quando uma câmera com um terço do custo começa a produzir vídeos de melhor qualidade. Um dos problemas com ambas Panasonic GH1 e Gh2 é a falta de confirmação de foco.

O problema é que apesar de já ter saído um hack para a GH2, o firmware update é bastante complexo, e pior,  parece não ter impressionado muitos. Os controles da Panasonic não são tão (Putz, nãosãotão? Ah, já era…) intuitivos quanto os das concorrências, eles usam FSH, SH, 24H ao invés de 1080p 24fps for example. O sensor da GH2 também é cortado, ou cropeado(inglesado), menor que as outras duas e o preço não é convidativo, em média 30% mais cara do que a Canon T3i e Nikon D5100.

Uma das características mais importantes que levei em consideração na escolha da melhor DSLR para vídeo, foi também o monitor flip-out – o visor que gira.  Esta função é essencial para quem quer trabalhar com vídeo, pois, inevitavelmente, você fará vídeos de baixos, altos ângulos, com estabilizadores, estilo Steadicam, e todas elas tiram proveito do LCD giratório. Por este motivo, vale considerar também a Sony A-580, mas não vamos.

Tamanho é documento?

O tamanho dos sensores das câmeras abaixo de mil dólares são cortados, ou cropeados (em portuglês). A Canon T3i usa o sensor APS-C que é mais ou menos do mesmo tamanho do da Nikon D5100. A diferença em câmeras com quadro cheio (ou full frame (36mmx24mm)) – encontrados na Canon 5D, Nikon D700, etc – e câmeras com sensores cortados, é realçada quando usando ISO acima de 800. Eu assisti uma comparação lado a lado entre a Canon T2i e a Canon 7D – que usam o mesmo sensor – com ISO em 6400 em uma TV de 50 polegadas, e sinceramente não notei nenhuma diferença.

A grande diferença entre a Canon T3i e a 7D estão nos controles, na T3i muitos dos controles se tornaram digital, porque a câmera é menor, então eles diminuíram o custo passando muitos dos controles para o software tornando várias alterações via monitor. A carcaça da Canon 7D também é mais resistente do que a da T3i. Ou seja, para você notar diferença de qualidade de vídeo, não basta pagar o dobro do preço para um Canon 7D, você terá que pagar  quatro vezes mais por uma Canon 5D Mark II.

Como você poderá verificar na tabela abaixo não existem diferenças significantes entre a Canon T3i e a Nikon D5100, qualquer uma delas seria uma excelente escolha. A Canon T3i tem uma resolução um pouco maior do que a Nikon D5100, mas não é algo que você conseguiria notar em uma TV de 42 polegadas. Um fator importante são as lentes, então se você já têm lentes da Nikon ou da Canon, eu faria a minha escolha baseando nisto. Eu escolhi a Canon T3i e não tenho o que reclamar.

Canon T3i/600D Nikon D5100
Lançada em: 7 de Fevereiro, 2011 5 de Abril, 2011
Resolução 18.0-megapixel 16.2-megapixel
Sensor 22.3×14.9mm 1.6x foco 23.6×15.7 mm 1.5x foco
Sensibilidade do ISO 100-6400 (nativo)12800 (expandido) 100-6400 (nativo)12800, 25600 (expandido)
LCD 3-inch 1,040,000 (res) 3-inch 921,000 (res)
Visor Cobertura: 95%  Ampliação: 0.85% Cobertura: 95%  Ampliação: 0.78%
Velocidade Obturador 30sec – 1/4000sec 30sec – 1/4000sec
Flash Embutido Sim (13m) Sim (12m)
Disparo Contínuo 3.7fps (quadros por segundo) 4fps (quadros por segundo)
Clipes de Vídeo em HD 1080p @ 30/25/24fps720p @ 60/50fpsMax. Tempo de Gravação:1080p 12 min.720p 12 min.VGA 24 min. 1080p @ 30/25/24fps720p @ 30/25/24fps Tempo de gravação máxima: aproximadamente 20min.
Vida da Bateria 440 (CIPA) 660 (CIPA)
Peso(com bateria) 570 g 560 g
Tamanho 133 x 100 x 80 mm 128 x 97 x 79 mm
Entrada p/ Microfone Externo Sim (3.5mm) Sim (3.5mm)
Cartão de Memória SD / SDHC / SDXC SD / SDHC / SDXC
Processador Digic 4 Expeed 2
Controle de Exposição Automático ±2 (3 quadros em 1/3 EV, 1/2 EV passos) ±2 (3 frames em 1/3 EV, 1/2 EV passos)
Forum do Curso de Cinema

70 Comments

  1. Pingback: As Melhores Lentes para Vídeo – Câmeras DSLR | Curso de Cinema

    1. Curso de Cinema Reply

       Tudo bem Denis? Perdoe a delonga na resposta, não tinha visto o seu comentário até então. Você já deve ter a resposta para a sua pergunta, a Canon 60D é uma excelente câmera! Se não me engano, ambas têm o mesmo sensor então a diferença estão nos detalhes.

      Eu gosto do botão giratório na 60D para mudar as f-stops e também curto o fato da 60D ter mais opções para ISO. A 60D é um pouco maior e mais pesada o que transfere em maior estabilização na hora de gravar vídeos.

      Depois conta aqui a sua experiência com as duas!

      Abraço!

  2. Fabinho Oliveira Reply

    OI Vini! primeiro parabéns pelo site, vou fazer muito uso dele de hj em diante, a minha dúvida é a seguinte: Minha câmera é uma T2i, gostaria de saber se com foco manual consigo focar um plano geral, pois qdo foco um plano mais perto o mais longe sempre esta desfocado e vice versa, tem como fazer um foco de todo um plano ou tenho que escolher entre o perto e o longe e assim focar???

    1. Curso de Cinema Reply

      Boa tarde Fabinho!

      Toda lente tem um limite focal, então mesmo que você altere todas as configurações necessárias para aumentar a profundidade de campo, você ainda estará limitado pela lente.

      Dito isto, agora você precisa aprender a configurar a sua câmera para atingir este plano focal que procura. Leia este artigo, http://www.cursodecinema.com/diafragma-iso-e-obturador-a-santissima-trindade/ e caso ainda tiver dúvidas, entre em contato.

      Abraço!

    2. aaa Reply

      O complicado dessas antigas T3i pra baixo é o foco manual… tem que ajustar o foco na mão mesmo toda vez que aproxima ou afasta do primeiro plano… tem o modo automático tb, mas não acho muito bom, principalmente pra ambientes fechados… ele fica tentando achar o foco e demora, além de fazer muito barulho…

  3. Soul Reply

    Boas!
    Daqui a uns meses vou estudar audiovisual, e tenho inevitavelmente que comprar uma máquina que filme em condições. Estou muito inclinado para a 600D, porém a 650D também me parece ser uma boa máquina. Qual a diferença entre elas? Qual a melhor para video? Estão as duas quase ao mesmo preço, e sendo assim gostava de ter uma opinião formada de quem percebe mesmo do assunto. Já agora, eu não encontro à venda a Canon T3i 600D, encontro apenas a Canon 600D, somente assim. Existe alguma diferença, é a mesma máquina, ou existe mais do que uma versão? Disseram-me também que a 700D está aí a chegar e que vale também a pena esperar por ela. Concorda? Agradecia bastante que me esclarecesse. :)

    Desculpe a minha ignorância sobre o assunto, ehehehe, ainda estou a aprender. Parabéns pelo site, sinceramente não conhecia, acredite que me vai ser muito útil.

  4. Beto Maiorino Reply

    Eu tenho uma Nikon D3S e posso confirmar o que está escrito acima, realmente essa câmera me surpreendeu, é maravilhosa tanto para fotografar como para filmar.

  5. Pedro Mota Reply

    Boa tarde! Ótimo site! Se puder me ajudar em uma dúvida agradeço demais! Tenho uma Sony Nex F3, e estou pensando em me aventurar a fazer um curta com ela. Será que ela teria qualidade aceitável pra isso? Obrigado!

      1. Pedro Mota Reply

        Então… é um projeto totalmente independente. Estou elaborando o roteiro. Já escrevo há algum tempo ( blog: nossataverna.blogspot.com, sou o Macário lá), mas será meu primeiro roteiro. Não cheguei a pensar no orçamento, tem de ser o menor possível, pois tudo sairá do meu bolso e não sou rico (mas graças a Deus também não sou tão pobre, kkk, sou funcionário da Petrobras, o que me dá certa estabilidade e flexibilidade no emprego para me dedicar e investir um pouco na minha paixão pelo cinema).Porém, ou mesmo tempo, que que tenha a melhor qualidade que puder. Para a captação do som vou comprar um gravador Zoom, essa é outra dúvida, se compro o H4 ou H6, vale a pena o que vou pagar a mais no H6? Em relação à “equipe”, estou pensando em convidar, para me ajudar nas filmagens, uma conhecida que faz ótimos vídeos com a DSLR(Canon T3i) dela, ótimos MESMO. Se ela topar, talvez eu peça para usarmos a câmera dela. E, na história que estou pensando, tudo será filmado em ambiente fechado, dentro de uma casa. Abraço!

        1. Curso de Cinema Reply

          Pedro, você está no caminho certo, não gaste mais do que você deva, principalmente no seu primeiro curta, use o que você tem, não apenas com equipamento mas com local, produção, etc.

          Tanto a Sony NEX-F3 quanto a Canon T3i filmam em full HD – 1080, mas, mais importante do que a câmera são as lentes, mais importante do que as lentes, será a sua iluminação – principalmente por ser INT. e mais importante do que todo o seu equipamento será o seu cinematógrafo. Imagino que a sua amiga tenha um arsenal maior de lentes, então tente fazer o curta com a câmera dela.

          Em relação ao áudio, leia estes dois artigos:
          Zoom H4n ou Tascam DR-40 – Qual o Melhor Gravador de Áudio?
          Microfones Direcionais Shotgun/Boom – Como Usar e Qual Comprar?

          Abraço e boa sorte!

          1. Pedro Mota

            Valeu! Muito obrigado pelas informações. Estarei sempre pelo curso de cinema, e, provavelmente, te fazendo muitas perguntas bestas, espero que não incomode muito, kkkk. Só uma observação que me sinto obrigado a fazer como escritor e leitor (principalmente), é que você esvreve muito bem, cara. Fiquei, realmente, impressionado vendo como você prende o leitor, não só pelo conteúdo, mas pela forma. Abraço!

  6. Ricardo Cabral Reply

    Bom dia! Gostaria de uma orientação. Pretendo gravar video-clips musicais de minha banda de rock, O que seria melhor uma filmadora sony nx5 ou uma dslr? a gravação seria parte externa e parte interna.
    Se for melhor uma dslr, Pode me indicar uma maquina e lente que possam me dar uma melhor qualidade com o melhor custo/benefício?
    E qual seria a melhor forma de gravação 60/20/24 fps?
    Obs: tenho uma camera sony hx300, ela poderia resolver o problema ou ficaria muito aquem?
    Grato pela ajuda.

    1. Curso de Cinema Reply

      Olá Ricardo,
      para quem está começando e não tem muito tempo para aprender, eu aconselharia a NX5. Elá já vem com quase tudo que você precisa, já uma DSLR, você precisaria adquirir lentes, microfone, etc.

      Agora, já que você possui a HX300, eu certamente optaria por gravar com ela. De qualquer forma, tente com ela, como é algo pessoal com a sua banda, você pode tentar regravar com uma melhor, caso ela não supra todas as suas necessidades – veja esta primeira tentativa como um ensaio.

      Eu não sei qual a temática do seu vídeo, mas se você quiser que pareça com filme, grave em 24fps.

      Abraço,
      Vinicius

  7. Gustavo Reply

    Bom Dia, bom, eu sou professor e oriento um grupo de produção cinematográfica. Entrei, porém, nesse ultimo mês e sei muito pouco sobre essas produções. A escola me disponibilizou a compra de uma máquina para essas filmagens, mas que custe menos ou pouco mais do que R$1000,00. A questão é: por quais quisitos devo procurar a câmera para filmar? Megapixels? Zoom? Muito obrigado

  8. Junior Ferreira Reply

    Boa tarde. estou pensando em comprar uma Nikon D7000 mais todo mundo me diz que a Canon é melhor para vídeos. qual seria a melhor escolha, T5i ou D7000 ? digo para produção de vídeo profissional (vídeo clipe, curtas, documentários…) obs tenho 3.000 para investir.

  9. Nelson Vasley Reply

    bom dia, gostaria que me tirasse uma dúvida, estou entre comprar uma CanonT5i ou uma Sony nex 7, entre ambas qual seria a melhor opção?

  10. Gabriel Reply

    Primeiramente muito legal esse seu site e tem bastante informação. Segundo bem, eu sou completamente ignorante em qualquer coisa em relação a câmeras e etc, mas quero aprender porque quero poder dirigir filmes, então minha pergunta é para começar a aprender esses duas câmeras que você apresenta no artigo são as melhores? Elas são câmeras de filmar ou câmeras de foto que filmam? Foi mal se isso soa muito ignorante, porque realmente sou nesse assunto.

    1. Curso de Cinema Reply

      Boa tarde Gabriel!
      Todas as câmeras neste artigo registram fotos e vídeo. Para quem está começando, aconselho algo simples como uma Canon EOS M ou uma Canon Rebel como a T2i ou T5i.

      Abraço e obrigado pela visita!

      1. Gabriel Reply

        Obrigado pela resposta! Teria alguma loja que você indicaria, algum lugar com preço acessivo para comprar essas câmeras, e algum lugar, site, livro para começar a aprender a mexer nelas melhor e aprender mais para tirar o máximo de proveito delas?

  11. Lucas Moura Reply

    Ola! Muuuito bom seu site! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Duvida: tenho a T3i, e to de olho na 70d pelo foco automático para filmagens. Mas tirando isso, e levando somente a qualidade da filmagem filmada. Vai ter muita diferença entre as duas? Obrigado

    1. Curso de Cinema Reply

      Lucas, a maior diferença no momento é que ainda não é possível instalar Magic Lantern na 70D. A Canon T5i não apenas tem foco automático como grava em raw 720p (com ML). Se eu estivesse na sua situação e fosse fazer o upgrade hoje, eu provavelmente optaria pela T5i ou pela Blackmagic Pocket Cinema Camera.

      Boa sorte e obrigado pelo comentário!

  12. christiano Reply

    Gostaria de opiniões sobre qual câmera comprar com o principal objetivo de filmagens? Claro pensando também no custo/benefício! Pensei em uma Sony A99 ou uma Canon 6D….

  13. Gábio Aragão Reply

    Meu Jovem, pretendo comprar uma câmera DSLR para filmar eventos como: casamentos, 15 anos, bodas, aniversário etc… E estou com uma dúvida cruel, “””Qual câmera comprar a: Nikon D5300 ou Canon T5i ? Me ajude se possível também na diferença entre elas, tipo recursos que uma tem e a outra não tem? Desde já grato pela atenção!

    1. Curso de Cinema Reply

      Meu Senhor,
      eu tenho propensão para escolher as câmeras da Canon por poder instalar o Magic Lantern, mas ambas são excelentes e irão atender as suas necessidades. Você já possui lentes de uma ou da outra? Se sim, será o fator decisivo.

      Ambas possuem autofoco em modo vídeo, pesam mais ou menos a mesma coisa, possuem 1080p, touchscreen, etc, mas uma pequena vantagem para quem faz vídeo, é a tela giratória da T5i.

      Eu acredito que o mercado no Brasil também seja mais voltado a Canon – talvez eu esteja enganado, mas isto também pesaria na minha decisão, pois significa que seria mais fácil me desfazer da câmera no futuro para um upgrade.

      Abraço e boa sorte!

  14. Kellen Reply

    Olá, tudo bem? Vou gravar um documentário como projeto experimental da faculdade. Mas este documentário precisa ficar lindo, estou na dúvida se compro a 60D ou T5i, será sobre a FAB, força aérea, pilotos de caça… ambiente interno, externo e noturno também. Gostaria que vc me ajudasse a decidir quanto a qual iluminação usar, qual camera comprar, qual lente, preciso de ajuda quanto a equipamento. para isto é impostante ter um slider? Agradeço se puder me ajudar

    1. Luis Kuchs. Reply

      Se você não tem experiencia em edição, é melhor uma filmadora, faz videos sem parar, é mais fácil editar que vários takes. Veja Canon Vixia

    2. Curso de Cinema Reply

      Oi Kellen,
      tanto uma Canon 60D quanto a T5i suprirá as suas necessidades, mas já que irá fazer um documentário, talvez seja melhor adquirir uma Canon T5i, pois ela possui autofoco para vídeo.

      Quanto a iluminação e lentes, é difícil dizer sem saber o seu orçamento, então aguardo.

  15. Emerson Eustáquio Reply

    Olá , estou começando agora na fotografia , estou estudando ainda … Quero começar cobrindo eventos , fotos de família e casamentos, porem estou em duvida em relação a Canon t5i e a 60D ,qual conselho voçe me daria ?

  16. Bruno Reply

    Olá, iniciei meu curso de Cinema há pouco tempo, e tenho US$1.000,00 para comprar uma câmera + algumas lentes. Gostaria de saber qual câmera nesse valor e mais as lentes você me recomendaria. Canon 60d, Nikon D7000, etc. Obrigado pela atenção!

  17. Fabiano Reply

    Bom dia, Sou Fabiano de Nazaré da Mata – PE, gostaria de saber se a câmera da Panasonic Lumix FZ 200 da para fazer pequenas senas de casamento.

  18. Luiz Fabiano Fabiano Reply

    Bom dia, Sou Fabiano de Nazaré da Mata – PE, gostaria de saber se a câmera da Panasonic Lumix FZ 200 da para fazer pequenas senas de casamento.

  19. Maurício Fortunato Araújo Reply

    Olá meu amigo, como vai?

    Bom, eu tenho um duvida tremenda. Eu tenho um orçamento de até R$ 2.000,00 reais para comprar uma DSLR, e gostaria de tirar uma dúvida. Eu sou Artista Plástico, e gostaria de comprar uma maquina que tenha qualidade o suficiente para gravar vídeos dos meus Work Shops com ótima qualidade. Também não quero perder na qualidade nas imagens, pois também tiro muitas fotografias dos meus trabalhos e a qualidade tem que ser impecável. Eu estou em dúvida com as seguintes câmeras. A Nikon D3100, D3200 e D5100.

    Meu amigo, quero saber dessas câmeras, qual melhor vai me satisfazer com o que eu almejo encontrar dentro do meu orçamento. Ou se você me indicaria outra câmera?

    By Maurício Fortunato Araújo

    1. Curso de Cinema Reply

      Olá Maurício,
      você já tem lentes para as câmeras da Nikon? Se não, qual o sue orçamento para lentes?

      Qualquer uma destas câmeras irá lhe prover vídeos de qualidade, claro que quanto mais cara – neste caso – melhor será a imagem, mas talvez esta diferença para o seu propósito não seja relevante.

      Aguardo.

      1. Maurício Fortunato Araújo Reply

        Entendi meu amigo!

        Pow cara, eu procurei tantas respostas em vídeos no youtube que cada um que eu vejo possui uma opinião diversa, entende? – Eu usei durante muito tempo uma Nikon D3100, e tenho duas lentes dela. Uma AF-S DX VR Zoom 55-200 e uma Af Nikkor 50m. Então não teria motivos para comprar agora um outro modelo que não seja Nikon, pois também, estou digamos que acostumado.

        Bom, eu decidi comprar uma Nikon D5200, percebi que ela é superior a uma D5100, principalmente nos vídeos e qualidade das fotografias. Sem contar que eu preciso urgente de uma tela de ângulo variável, para gravar meus Wok Shops.

        Eai meu amigo, o que você me diz dessa escolha, sendo que já tenho três lentes Nikon?

        By Maurício Fortunato Araújo

  20. Helder Fernandes Reply

    Olá, gostaria de saber se com uma camera Nikon HD consigo resolucao suficiente para projecao em cinema? E tambem estou em duvida entre Nikon e Canon para videos, o que me sugere? Obrigado e parabens pelo site.

    1. Curso de Cinema Reply

      Lembre-se que 1920×1080 pixels serão distribuídos em uma tela de 30×70 ft, então a resolução não é própria para o tamanho da tela.

      Dito isto, recentemente assisti um filme no cinema feito com uma 5D e fiquei positivamente surpreso com a imagem.

  21. Priscilla Reply

    Oi. Tenho uma dúvida: tô querendo comprar uma câmera nova pra poder começar a gravar pequenos curtas e me divertir tirando fotos criativas de boa qualidade, mas principalmente gravando vídeos em geral (que é algo que eu gosto muito de fazer desde sempre!). Então fui procurar saber mais sobre a Canon t3i. Mas vi que ela só grava até 11 minutos em 1080p/720p. Achei bem pouco pra uma pessoa que quer filmar curtas, como eu. O que eu faço?
    Espero ansiosamente pela sua resposta.

    1. Curso de Cinema Reply

      Oi Priscilla,
      sim, você apenas pode gravar 12 mins, mas dificilmente terá cenas mais longas do que isto, então, ao menos que esteja planejando algo que demande gravação contínua superior a 11-12 mins, não se preocupe.

  22. Guilhermino Afonso Reply

    Dae Vini blz, gostei muito do teu site cara, muito massa.

    Então, to querendo uma camera para fazer uns videos com qualidade, eu to com um orçamento de uns 1.000$ e poucos. Tenho um amigo nos Estados Unidos que vai comprar por mim, então quero saber neste orçamento qual camera vc recomendaria. Tava pensando numa 70D + vai ficar um pouco caro e não sei se vem com uma lente boa, to pensando na T5i com uma lente melhor. Lembrand que não tenho nenhuma lente de outra camera. Aguardo reposta, Valeu

      1. Curso de Cinema Reply

        Desculpe a demora Guilhermino, correndo muito ultimamente…

        Se você for comprar a Canon 70D, você não terá dinheiro para comprar lente. Mesmo optando pela T5i você não tem muitas opções para lentes, ou seja, ou você compra a 50mm 1.8 ou a lente que vem com o combo.

        Abraço!

  23. Alex Cavassane Reply

    Parabéns pela iniciativa desse trabalho!
    Estou começando a estudar a respeito de filmagens, fazendo pequenos curtas, e vejo em seu trabalho um ambiente bem rico de informações e conhecimentos, que me auxiliam a adquirir mais bagagem, assim podendo ter um desenvolver melhor nos meus videos.

  24. Rudy Veiga Reply

    Olá eu trabalho com gravações de palestras em Igrejas e preciso gravar as vezes 1 hora seguida, tem alguma DSLR que grave sem interrupções?

  25. Amanda Carbone Reply

    Olá primeiramente obrigada por compartilhar seu conhecimento! Eu estou precisando muito de sua orientaçao e nao estou achando em nenhum outro lugar. Quero iniciar um canal no youtube de gastronomia e nao sei qual a melhor camera de imagem e som para isso ou se sera necessario tambem comprar equipamentos de som e iluminaçao. Haaa tenho um orçamento de aproximadamente 2.000 dolares.

    1. Curso de Cinema Reply

      Oi Amanda,
      a Canon T3i, T4i, T5i, 7D, 60D, Panasonic GH2, GH3, Nikon D7000 todas atendem a sua necessidade. A própria lente que acompanha estes kits também serviria para o seu propósito.

      Em relação a som, o Tascam DR-05, DR-40, Zoom H4n ou H5 seriam boas opções caso queira gravar o som externamente, mas um mic tipo o Videomic Pro da Rode quebraria o seu galho.

      Boa Sorte e desculpe pela demora na resposta.

  26. osmar Reply

    Ola amigo estou pensando em comprar a 70D com a lente 24/105 para filmar. é verdade que ela é alto foco? sera que vo fazer um bom negocio?

  27. Claudio Ferreira Reply

    Parabéns pela Página mto boa !

    Tenho interesse em adquirir uma DSLR para Vídeo, vi que a T5i foi uma das mais indicadas, pesquisei sobre ela e vi que ela faz os seguintes formatos de vídeo:

    1920 x 1080 (29,97; 25; 23,976 fps)
    1280 x 720 (59,94; 50 fps)
    640 x 480 (30; 25 fps)

    Minhas dúvidas são as seguintes:

    1) Ela consegue fazer boas imagens para Programa de Televisão ?

    2) Qual o formato de vídeo é o mais adequado para o Programa de TV e Filme ?

    3) As lentes que ela usa são com motor ou o motor está na própria câmera ?

    4) Realmente este modelo é o mais indicado para o que eu vou utilizar (gravação para TV) ou existe outro equipamento, considerando o custo benefício ?

    Obrigado pelas respostas.

    1. Curso de Cinema Reply

      Obrigado Cláudio!

      1) Sim.
      2) Para TV, 1920×1080 ou 1280×720 (30fps para vídeo, 24fps para filme) e depois crop para 4:3 na pós-produção ou grave direto em 1.33:1
      3) Existem lentes com “motor” (autofoco) e sem.
      4) Novamente, depende do seu orçamento, mas em relação a custo-benefício é difícil encontrar melhor, talvez a Panasonic GH4 mas apenas se você tem interesse em gravar em UHD no momento.

      Abraço!

      1. Claudio Ferreira Reply

        Obrigado pelas dicas, muito úteis. Continuo pesquisando e minha dúvida agora está entre a T5i e a 60d, possuem valores compatíveis, a T5i é mais nova, possui o touch screen, mas a 60d aparece com mais robustez. Qual seria a sua opção ?

  28. Morgana Martins Reply

    Olá, parabéns pelo artigo, bastante informativo. Porém, ainda me resta uma dúvida da qual ainda não encontrei respostas na internet. Espero muito que possa me ajudar: Quero comprar uma câmera para gravar os espetáculos do grupo de teatro que faço parte. O objetivo é enviar as gravações para as inscrições de festivais de teatro e esse critério é sempre muito rigoroso. Não tenho dúvidas de que as câmeras que sugeriu realizam vídeos excelentes, porém elas podem gravar durante uma hora, ou duas horas seguidas, sem interrupção? Para poder se inscrever em festivais é necessário enviar o vídeo do espetáculo todo na íntegra, sem cortes, por isso quero saber que câmera comprar para esse caso, onde eu possa gravar os espetáculos inteiros (de uma a duas horas de duração), sem cortes e sem comprometer na qualidade do vídeo, afinal, peça de teatro geralmente é realizada em ambientes escuros, porém, os focos sobre os atores refletem luzes de 1000w por refletor (geralmente há 6, 8, 10 refletores iluminando uma cena). Além das gravações quero aproveitar o mesmo equipamento para fazer fotografias das peças de teatro. Muito obrigada. Espero muito que possa me ajudar.

  29. Lucarbach Reply

    Olá Pessoal…tenho uma duvida bem basica… se eu tenho uma DSLR 5D, por exemplo, e vou gravar o som em um equipamento externo, tipo um gravador zoom h4n, e ora gravo um curta em 30 ftps e depois um outro curta em 24 ftps na mesma 5D, como sera configuracao no gravador? É o mesmo para ambos? Muda alguma coisa? O que? Existe algum tipo de configuracao no gravador para se adequar ao numero de quadros por segundo (ftps)?

    Valeu pessoal!! Desde já agradeco a atenção!!
    Obrigado!

  30. Henrique Pin Reply

    Primeiramente, parabéns pelo site e pela iniciativa de compartilhar seu conhecimento!
    Esse site ajuda demais!! Falo por mim! Parabéns!
    Estou como uma dúvida com relação a qual DSLR comprar. Será a minha primeira câmera e meu objetivo principal é fazer vídeos de skate, sem muita complexidade na filmagem.
    Com o orçamento que tenho, pensei entre essas duas que você coloca em comparação Canon EOS T3i e Nikon D5100. Pensei em comprar junto uma lente, além da que vem com o KIT. Ou AF Nikkor 50mm f/1.8D ou Canon EF 50mm f/1.8 (que são mais baratas e vi que você deu boas indicações sobre essas lentes), sendo que o kit da Canon ficaria uns R$300 a mais.
    Qual você me indicaria?
    Agradeço pela ajuda!
    Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>